Enurese conceito:
A enurese é caracterizada pela liberação repetida de urina, que pode ser involuntária ou intencional, ocorrendo na cama ou nas roupas.
Tipos de Enurese
Prevalência:
A enurese, ou micção involuntária, tende a diminuir com a idade e não é diagnosticada antes dos 5 anos, pois é comum em crianças menores. Por isso, entre crianças em idade escolar, a prevalência varia de 2% a 5%. Sendo assim, a enurese é normal em crianças pequenas, com taxas de 82% aos 2 anos, 49% aos 3 anos, 26% aos 4 anos e 7% aos 5 anos. Portanto, a prevalência global é de 3% aos 10 anos e 1,5% aos 14 anos, afetando cerca de 1% dos adultos. Somado a isso, a enurese noturna é mais comum em meninos, representando cerca de 80% dos casos, e também ocorre mais frequentemente em meninos em relação à enurese diurna.
Causas:
A enurese noturna geralmente não está associada a condições neurológicas específicas e frequentemente resulta de fatores comportamentais que afetam o controle da micção. Sendo assim, a síndrome de Hinman é uma forma grave onde a contração habitual do esfíncter externo leva à retenção urinária e subsequente enurese noturna. Desse modo, a enurese pode ser influenciada por fatores fisiológicos, comportamentais, genéticos e estressores psicossociais, como mudanças na família ou na escola. Assim, nota-se que há uma forte componente genética, com uma maior taxa de concordância entre gêmeos monozigóticos e uma probabilidade maior de enurese se um dos pais teve a condição.
Critérios para Diagnóstico de Enurese segundo o DSM-IV-TR:
1. Frequência e Impacto:
2. Idade e Desenvolvimento:
3. Exclusão de Outras Causas:
Plano de Tratamento:
O tratamento da enurese é iniciado após a exclusão de causas orgânicas para a disfunção urinária. Desse modo, as abordagens eficazes geralmente incluem intervenções comportamentais e farmacológicas. Por isso, é importante destacar que uma alta taxa de remissão espontânea pode ocorrer ao longo do tempo.
Intervenções Comportamentais:
Psicoterapia:
Embora a psicoterapia possa ajudar a lidar com problemas emocionais e familiares relacionados à enurese, estudos mostram que não é eficaz como tratamento principal da enurese a curto prazo. Por conseguinte, ela pode ser útil para tratar distúrbios coexistentes ou problemas emocionais secundários.