Independentemente da sua especialidade médica ou seu local de trabalho, você certamente atende crianças e adolescentes com frequência. Isso ocorre por que a Pediatria é uma especialidade que permeia todas as outras, por isso muito médicos decidem se capacitar para esses atendimentos. Leia este texto e saiba por que muitos médicos fazem uma Pós-Graduação em Pediatria.
Seja você um cardiologista, endocrinologista, cirurgião geral ou ainda médico generalista, a verdade é que vários dos seus atendimentos serão feitos a crianças. Segundo dados do IBGE, 30% da população brasileira correspondem à população pediátrica, que, por sua vez, procura atendimentos médicos com grande frequência nas mais diversas especialidades.
Sendo assim, independente da sua área de atuação, conhecer as peculiaridades da criança e do adolescente, as principais doenças e as condutas fundamentais de cada caso torna-se necessário para que você se diferencie no mercado de trabalho, fidelize seus pacientes e tenha mais segurança no atendimento.
Muitos médicos recém-formados ou que se formaram há algum tempo e moram no interior dos estados, exercem a medicina na Atenção Primária a Saúde.
Na rotina da UBS, além das consultas pediátrica de livre demanda, é comum que haja um dia específico para o atendimento à crianças e adolescentes. Nesses atendimentos, é fundamental conhecer sobre o crescimento e desenvolvimento infantil, além dos principais tópicos da puericultura (ganho de peso, ganho de estatura, distúrbios do crescimento, entre outros).
A Atenção Primária caracteriza-se, então, como porta de entrada da criança ao sistema de saúde. Portanto, o médico da UBS, seja ele generalista ou especialista em MFC, deve dominar as principais doenças pediátricas e distúrbios do crescimento/desenvolvimento. Além disso, é fundamental que ele saiba tratar e conduzir esses casos, uma vez a atenção primária deve ser resolutiva para a grande maioria dos pacientes.
Muitos médicos também já atuam na Pediatria e ainda pretendem prestar a Prova de Título de Especialista em Pediatria da SBP. Mas afinal, o que é a prova de título? E a pós-graduação realmente é importante para a aprovação no teste e para a prática cotidiana?
Em primeiro lugar, destacamos que a prova de título é uma alternativa reconhecida pelo CFM e SBP para que o médico que não tenha cursado a residência médica também possa se tornar especialista em Pediatria. Para isso, o médico precisa cumprir alguns pré-requisitos. Para saber mais sobre o tema, clique aqui.
Sendo assim, apesar de não ser um pré-requisito para prestar a prova da SBP, a Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade CENBRAP é um instrumento de grande valia para quem pretende se preparar melhor para a Prova de Título em Pediatria. Isso acontece porque ao longo das aulas, os renomados professores aprofundam no conteúdo teórico cobrado ao longo da prova, além de resolverem e comentarem diversas questões de edições passadas das provas da SBP.
Além disso, a abordagem teórica do curso é feita a partir de literaturas científicas atualizadas, as quais garantirão maior segurança ao médico durante a sua prática cotidiana em Pediatria.
Pós-Graduação é investimento, é conhecimento. Não perca tempo, conheça a Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade CENBRAP, invista em você!