Porque em tempos de "Dr. Google", a educação médica continuada se tornou obrigatória. Uma pesquisa feita entre os alunos do Cenbrap mostrou que a maior parte deles (67% da amostra) já são especialistas em alguma área, mas buscam um aprendizado contínuo e reconhecido pelo MEC, além de networking e preparação para provas de título de especialista.
A verdade é que as pós-graduações médicas, quando ministradas por um qualificado e reconhecido corpo docente, se apresentam como uma incontestável e eficiente forma de educação continuada. E com o reconhecimento do MEC.
Uma pesquisa feita entre os alunos do Cenbrap mostrou que a maior parte deles (algo próximo de 67% da amostra) já são especialistas em alguma área, mas buscam um aprendizado contínuo nas ciências médicas. “Sou ginecologista e amo minha especialidade. Não pretendo jamais abandoná-la. Mas percebo um aumento frequente de transtornos de ansiedade e depressão em minhas pacientes. Por isso resolvi fazer a pós de Psiquiatria. Estou muito satisfeito pois, hoje, consigo entender e atender muito melhor”, disse um dos nossos alunos da pós-graduação em Psiquiatria (Turma de São Paulo/SP).
Em Goiânia/GO, uma pediatra, aluna do curso de pós-graduação em Endocrinologia relatou: “Trabalho numa cidade de médio porte com pediatria geral, e ainda dou um plantão de clínica geral toda semana. Fiz uma excelente residência em Pediatria mas o aprendizado que tenho tido na pós de Endocrinologia, tanto com os excelentes professores, como com os colegas de turma, me permite atender e orientar melhor todos os meus pacientes, adultos e crianças.”
Alguns alunos da pós de Psiquiatria reconhecem a pós-graduação como uma forma de autoconhecimento. “Sou cirurgião cardíaco. Tive uma crise de ansiedade há 2 anos atrás. Relutei, mas procurei um Psiquiatra. A partir daí comecei a me interessar pelo assunto e comecei a fazer a pós de Psiquiatria. Entender o problema que tive me faz, inclusive, preveni-lo muito mais. Além disso, me sinto mais seguro para orientar outros colegas que passaram e passam pela mesma situação que passei”, diz emocionado um aluno da Pós de Psiquiatria do Rio de Janeiro/RJ.
A busca de muitos médicos por conhecimento é tanta que alguns já fizeram várias pós-graduações conosco. “Fiz a de Medicina do Trabalho, Psiquiatria, Cardiologia e agora estou fazendo a de Endocrinologia. E se aparecer outra, eu faço! Gosto de estudar, não pretendo parar nunca. Isso sem falar nos grandes amigos que fiz pelas turmas que passei! Cada fim de semana de aula é pra mim um momento de muita alegria”, diz um aluno que mora no interior de Goiás.
Muitas faculdades de Medicina ainda não contemplam em suas grades curriculares temas específicos, como é o caso da Medicina do Trabalho. Nesse caso, a pós-graduação entra como uma forma de suprir a lacuna de conhecimento que a faculdade deixou. “Moro no interior do Pará. Saí da faculdade sem nunca ter estudado Medicina do Trabalho, e esse foi justamente o mercado que me acolheu quando me formei. Exerci a especialidade por dois anos mas sempre na dependência e tutoria de outros colegas da empresa. Hoje é diferente. A pós em Medicina do Trabalho me abriu a visão sobre minha atividade profissional e pretendo fazer a prova de título tão logo seja possível. Aprendi muito com os professores e também com a troca de experiências com os colegas de turma da pós”, diz um aluno da pós em Medicina do Trabalho em Belém/PA.
É verdade também que muitos de nossos alunos, usando apenas das possibilidades permitidas nos próprios editais das sociedades médicas, já obtiveram êxito nas respectivas provas de título e se tornaram especialistas reconhecidos pelo CFM. Mas fazer uma pós-graduação médica vai além disso! O conhecimento médico não para de crescer. E cresce numa velocidade cada vez maior. O aprendizado médico há muito tempo que deixou de ser uma tarefa apenas dos jovens profissionais. Hoje, aprender a medicina é uma tarefa diária, que independente da idade do médico. Este profissional deve se atualizar sempre. Pós-graduação é conhecimento! Diferencie-se você também. Faça como os mais de 18000 alunos que já passaram pelo Cenbrap. Faça uma Pós. Venha estudar conosco.