A Pediatria é a especialidade médica voltada à saúde da criança e do adolescente, cuidando do seu crescimento e desenvolvimento até que alcance a vida adulta. É considerada uma das especialidades mais importantes e, por isso, merece nossa atenção. Neste texto, discutiremos sobre as rotinas, atuação e mercado de trabalho da Pediatria. Boa leitura!
O médico que atua em Pediatria, seja ele um pediatra ou ainda generalista, pode atuar em diversos segmentos, de acordo com suas habilidades, gostos e necessidades.
Entre as possíveis opções, destacam-se a atuação em serviços de emergências (Pronto Socorro Pediátrico), terapia intensiva pediátrica, maternidades (sala de parto, alojamento conjunto, UTI neonatal), postos de saúde, clínica de família, transporte em ambulância, entre outros.
Observa-se que a pediatria abre um grande leque de opções para atuação e que a rotina do pediatra pode ser bem dinâmica e variada, de acordo com o tipo de serviço por ele prestado.
Uma vez titulado como especialista em Pediatria pela SBP, o pediatra pode escolher se subespecializar em diversas áreas: cardiologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, reumatologia, infectologia, pneumologia, onco/hematologia, nutrologia e imunologia pediátricas.
A subespecialização favorece o pediatra, que se torna referência na sua área como profissional que detém conhecimento específico e, portanto, é melhor remunerado. A subespecialização, no entanto, não impede que o médico continue atuando em áreas da Pediatria Geral.
Segundo dados do CFM, o Brasil conta com cerca de 39 mil pediatras, sendo essa a segunda especialidade com maior número de médicos no país. Entretanto, isso não significa que o mercado está saturado. Muito pelo contrário, o país ainda carece de bons pediatras!
Isso ocorre porque, de acordo com o IBGE, crianças e adolescentes representam 30% da população do país. Além disso, estatísticas do SUS revelam que na faixa etária pediátrica, os brasileiros chegam a realizar 10 consultas por ano (número superior aos das outras especialidades, podendo ser ainda maior no campo da saúde privada).
Sendo assim, percebe-se que o mercado ainda carece de bons médicos que atuem em pediatria para absorver o alto fluxo de pacientes pediátricos nos sistemas público e privado de saúde.
Por conta disso, pediatras são bem remunerados, sobretudo quando atuam sob regime de plantão. Ressalta-se que os salários variam de acordo com o local e regime de trabalho, mas, no geral, são satisfatórios.
A resposta é: não! O CFM permite que o médico, devidamente registrado no CRM, exerça a medicina de forma plena, em todos os seus ramos.
Sendo assim, o médico, mesmo que não seja especialista em pediatria, pode atuar na especialidade. Inclusive, essa atuação é uma das portas de entrada para que o médico preste a prova de título e torne-se um especialista em pediatria.
Assim como todas as especialidades, a pediatria também traz seus desafios. Nas consultas, é muito importante que o médico crie uma boa relação com pais/tios/avós/responsáveis pela criança, pois a adesão e sucesso do tratamento dependerá muito da confiança criada nessa relação. Algumas vezes, o médico encontra dificuldades no relacionamento com os acompanhantes e a consulta se torna um desafio. Nesse momento, cabe ao pediatra ter paciência e “jogo de cintura” para passar segurança e tranquilidade aos pais do paciente.
Por fim, destacamos que o paciente não saberá se expressar de forma clara, cabendo ao médico identificar suas queixas e trata-las da forma mais efetiva possível. Sendo assim, o médico deve ter amplo conhecimento técnico, dominando o exame físico e a conduta das principais doenças pediátricas.
Por isso, para se capacitarem e se sentirem mais seguros no atendimento, muitos médicos fazem a Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade CENBRAP e aprovam os resultados:
“Excelentes aulas, conteúdo interessante e útil em nosso trabalho. ”
Pós-Graduação em Pediatria – Salvador/BA
“Professor com boa didática, aulas bem elucidativas. ”
Pós-Graduação em Pediatria – Goiânia/GO
Pós-Graduação em Pediatria é investimento, conhecimento e segurança no atendimento. Não perca tempo, invista em você!