O médico se forma sabendo conduzir casos das doenças mais prevalentes da população (cardiovasculares, metabólicas, entre outras). No entanto, o cenário tem mudado, os transtornos mentais estão em franca ascensão e já são mais prevalentes que “doenças clássicas” como hipertensão e diabetes1,2,3. Esse é apenas um entre vários motivos que vamos discutir para que você entenda por que todo médico precisa (mais do que nunca!) saber Psiquiatria.

  • Na faculdade, a Psiquiatria não é prioridade

   Assim que você se formou, provavelmente já seria capaz de conduzir adequadamente um paciente com HAS, DM, asma, faringoamigdalite, entre outras, correto? Porém, você conseguiria tratar, com a mesma segurança, um paciente com ansiedade generalizada ou depressão maior? E hoje, depois de alguns anos de formado, já seria capaz disso?

   Não se culpe caso suas duas últimas respostas tenham sido “não”. A verdade é que, provavelmente, você quase não estudou Psiquiatria enquanto estava na faculdade.

Quer saber mais sobre a nossa Pós em Psiquiatria PRESENCIAL? Clique AQUI.

Quer saber mais sobre nossa Pós em Psiquiatria EAD? Clique AQUI.

  Para melhor entender a situação, vamos tomar como referencial a melhor IES do país. O curso de Medicina da USP dedica apenas 5% da sua carga horária à Psiquiatria/saúde mental4. Do total de 9750h de graduação, somente 480h são dedicadas ao tema.

   Conhecer a psiquiatria é um pré-requisito básico para a prática médica diária, porém, como vimos, o tempo dedicado ao tema na faculdade é insuficiente.

   Além disso, a prevalência de transtornos mentais na população é maior a cada dia e você certamente atenderá pacientes depressivos, ansiosos, bipolares, mesmo não sendo psiquiatra. Sendo assim, se você não fez residência em Psiquiatria, precisa se capacitar para melhor atender os pacientes psiquiátricos que chegarão até você (independentemente da sua especialidade médica).

Vários alunos que fizeram a Pós-Graduação em Psiquiatria na Faculdade CENBRAP foram aprovados na última Prova de Título de Especialista! Faça como eles. E conheça também o nosso preparatório online para Prova de Título em Psiquiatria: conteúdo de qualidade no conforto da sua casa!

  • Transtornos mentais já são mais prevalentes que HAS e DM

   De acordo com o estudo São Paulo Megacity Mental Health Survey, a prevalência de transtornos mentais na grande São Paulo foi de 29,6%1,2. No mesmo período, a prevalência de hipertensão e diabetes mellitus foi de 15,8% e 20,1%, respectivamente3.

   O estudo revelou que os transtornos de ansiedade são os mais frequentes, atingindo quase 20% da população, seguidos dos transtornos de humor e dos transtornos do controle dos impulsos. Acredita-se que, em maior ou menor grau, essa estimativa possa ser generalizada para outros locais. Isso significa que, independente da especialidade médica em que você atua (cardiologia, ginecologia, etc.), invariavelmente um número crescente dos seus pacientes já estão, ou serão, acometidos por algum transtorno mental, infelizmente.

   Todo médico sabe conduzir um caso de hipertensão ou diabetes, mas será que podemos afirmar o mesmo para casos de ansiedade e depressão? Certamente não.

   Sendo assim, com os transtornos mentais cada vez mais frequentes, saber Psiquiatria torna-se o grande diferencial de todo bom médico, independente da sua especialidade!

Clique aqui e veja os resumos gratuitos que preparamos para a Prova de Título em Psiquiatria! 

  • Pós-Graduação em Psiquiatria: torne-se referência na sua especialidade

   A Pós em Psiquiatria da Faculdade CENBRAP é, incontestavelmente, um eficaz instrumento de aprendizado, capacitação e valorização do currículo (além de ser reconhecida pelo MEC). Por isso, 67% dos nossos alunos, mesmo já sendo médicos especialistas em outras áreas, escolheram fazer uma Pós-Graduação e se beneficiam das suas diversas vantagens.

  

Adquira conhecimento, receba reconhecimento, conquiste a admiração dos seus colegas médicos e atraia mais pacientes!

   Pós-graduação é conhecimento, é informação, é investimento. Faça como os mais de 18000 alunos que já passaram pelas Pós-Graduações da Faculdade CENBRAP: capacite-se, atualize-se. Venha estudar conosco!    

 

Referências:

  1. VIANA, Maria Carmen et al. Sao Paulo Megacity Mental Health Survey-a population-based epidemiological study of psychiatric morbidity in the Sao Paulo metropolitan area: aims, design and field implementation. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 31, n. 4, p. 375-386, 2009.
  2. ANDRADE, Laura Helena et al. Mental disorders in megacities: findings from the São Paulo megacity mental health survey, Brazil. PloS one, v. 7, n. 2, 2012.
  3. STOPA, Sheila Rizzato et al. Prevalência da hipertensão arterial, do diabetes mellitus e da adesão às medidas comportamentais no Município de São Paulo, Brasil, 2003-2015. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. e00198717, 2018.
  4. Grade curricular do curso de Medicina – Universidade de São Paulo (USP).